Entre as técnicas mais utilizadas nos animais, temos:

Reiki

Técnica de imposição das mãos, reconhecida pela OMS, em que o aplicador canaliza a energia do universo e direciona a pontos energéticos chamados de Chakras. Indicado, por exemplo, para suavizar efeitos de tratamentos químicos, diminuir a dor e combater a ansiedade.

Homeopatia

Manipulações que enriquecem as defesas naturais do organismo e auxiliam em diferentes problemas físicos, como dores, de forma direcionada, estimulando o aumento da capacidade curativa do organismo.

Florais de Bach

Manipulações produzidas à base de flores e folhas, indicadas para tratar questões mais ligadas à emoção. Indicada para restaurar equilíbrio emocional e complementar tratamentos traumáticos.

Cromoterapia

Tratamento à base de luzes coloridas, reconhecido pela OMS, que se baseia no comprimento de cada onda e sua influência energética em diferentes regiões do corpo, para tratar problemas articulares, quadros de anemia e melhorar a imunidade.

Estas são algumas das diversas técnicas utilizadas para auxiliar na saúde e bem-estar dos animais. Não somente em animais domésticos, mas também em cavalos, bois e outros animais maiores.
Muitos médicos veterinários estão complementando seus atendimentos com práticas holísticas. Para a saúde dos animais, é fantástico. Para a profissão, é transformador, pois aprimora o atendimento, aumenta as possibilidades de trabalhar com técnicas diferentes e oferecer melhor qualidade nos atendimentos aos clientes.

Diversos cursos completos na área de Terapias Holísticas disponibilizam estas técnicas que capacitam e formam profissionais aptos à atuar na área, realizando atendimentos devolve ao SER o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade.